Pages

domingo, 13 de abril de 2014

EFEITO ZENÃO QUÂNTICO DA MECÂNICA QUÂNTICA.


Esse efeito é mais uma evidência à favor da interpretação da mecânica quântica que diz que É A OBSERVAÇÃO QUE CRIA A REALIDADE FÍSICA. . É um efeito fantástico e assombroso e o físico que nos  apresenta esse artigo, o Jim Al-Khalili, é bem conhecido. 

A Mecânica Quântica nos revela um "UNIVERSO MÁGICO", que se assemelha mais a um grande pensamento do que a uma máquina, como nos disse o importante físico Sir James Jeans. Niels Bohr, prêmio Nobel de física e um dos pais da física quântica, disse que quem tomou conhecimento da Mecânica Quântica e não ficou assombrado com ela, É PORQUE NÃO ENTENDEU ABSOLUTAMENTE NADA. Steven Weinberg, outro prêmio Nobel de física, disse que o conhecimento da física quântica muda completamente as nossas vidas.

ÁTOMO OBSERVADO FICA ENVERGONHADO

por Jim Al-Khalili (esse texto foi encontrado por Marconi Gomes)
"Em 1977, os físicos George Sudarshan e Baidyanaith Misra, da Universidade do Texas, publicaram um artigo surpreendente, intitulado “O paradoxo de Zenão na teoria quântica”. Físicos de todo o mundo ficaram intrigados. Alguns acharam que aquele trabalho não passava de uma tolice, enquanto outros desataram a fazer experiências para testar a ideia. O artigo, publicado no Journal of Mathematical Physics, descreve uma situação surpreendente: um átomo radioactivo, se for observado de perto e continuamente, nunca decai! A ideia pode ser resumida perfeitamente pelo ditado “panela vigiada não ferve”, que foi usado pela primeira vez, tanto quanto sei, no romance “Mary Barton” (1848), da escritora vitoriana Elizabeth Gaskell – embora eu imagine que seja provavelmente muito mais antigo. 

A noção tem as suas origens, claro, no paradoxo da seta de Zenão e na nossa incapacidade de detectar o seu movimento ao considerar um “retrato” parado num dado instante de tempo. Mas no mundo real, como – e porquê – pode isto acontecer?

Obviamente, o ditado sobre a panela não é mais que uma simples lição sobre a paciência: uma chaleira não vai ferver mais depressa só por estarmos a olhar para ela. No entanto, o que Mishra e Sudarshan pareciam sugerir é que, quando se trata de átomos, é realmente possível influenciar o modo como se comportam. Mais: que essa interferência é inevitável – o ato de observar altera o estado da coisa que estamos a observar. Era como se um átomo que, quando deixado ao acaso, acabasse por espontaneamente emitir uma partícula num dado momento, de alguma forma ficasse envergonhado por fazê-lo quando alguém está a espiá-lo.
Embora a conclusão do artigo de Mishra e Sudarshan permaneça algo controversa, hoje podemos afirmar que para a maioria dos físicos quânticos ela deixou de ser um paradoxo. Na literatura actual é costume referir-se como “Efeito Zenão Quântico”, e concluiu-se ser muito mais geral e disseminado do que o previsto. Um físico quântico dirá com todo o prazer que o efeito pode ser explicado através do “colapso constante da função de onda no estado inicial não decaído”, que é o tipo de linguagem incompreensível que se espera de um físico quântico – sei do que falo, sou um deles. 

Esta recém-descoberta omnipresença do Efeito Zenão Quântico permitiu aos físicos quânticos uma melhor compreensão sobre como um átomo responde ao que esta à sua volta – o que é conhecido como decoerência. Um grande passo foi dado quando os cientistas do National Institute of Standards and Technology (NIST), no Colorado, confirmaram o Efeito Zenão Quântico numa famosa experiência, em 1990. Esta teve lugar na Divisão de Tempo e Frequência – uma designação maravilhosa. O cientista coordenador foi Wayne Itano, e a experiência foi concebida para testar se o Efeito Zenão Quântico poderia realmente ser detectado. 

Consistiu em aprisionar vários milhares de átomos num campo magnético, e de seguida bombardeá-los delicadamente com lasers, obrigando-os a revelar os seus segredos. E sem dúvida encontraram provas claras do efeito: observando constantemente os átomos, eles comportam-se de uma forma muito diferente da esperada.

Numa reviravolta final, agora há indícios de um efeito oposto: algo chamado o “Efeito Anti-Zenão”, que é o equivalente quântico de ficar a olhar para uma chaleira e fazê-la ferver mais depressa. Embora ainda um pouco especulativa, esta investigação vai ao cerne de algumas das áreas mais profundas e possivelmente mais importantes da ciência deste século, tais como conseguir construir o que se chama um computador quântico."



A Mecânica Quântica nos revela um "UNIVERSO MÁGICO", "que se assemelha mais a um Grande Pensamento do que a uma máquina", como nos disse o importante físico do século XX  Sir James Jeans. O Espiritismo também nos leva à essa reflexão, a de que o Universo é um Grande Pensamento, O Pensamento de DEUS que gera, cria e sustenta tudo através de LEIS, através de SUAS LEIS. Pensamentos como o do prêmio Nobel de física Brian Josephson que diz que "o Espírito é a origem de tudo", como o do grande físico e astrônomo Sir Arthur Eddington que diz que "a matéria prima do universo é o Espírito", bem como pensamentos como os do Wolfgang Pauli, prêmio Nobel de física e um dos principais pais da Mecânica Quântica, e os do David Bohm, outro importantíssimo físico, que dizem que espírito e matéria são características complementares da mesma coisa, também reforçam esta tese, esta reflexão e inevitável conclusão. 

Niels Bohr, prêmio Nobel de física e um dos pais da física quântica, disse que quem tomou conhecimento da mecânica quântica e não ficou assombrado com ela, É PORQUE NÃO ENTENDEU ABSOLUTAMENTE NADA. Steven Weinberg, outro prêmio Nobel de física disse que o conhecimento da física quântica muda completamente as nossas vidas.

Vemos aqui mais um passo na direção de fundamentar André Luiz quando ele diz que o pensamento cria a realidade e é mais uma evidência à favor da interpretação da Mecânica Quântica que diz que É A OBSERVAÇÃO QUE CRIA A REALIDADE FÍSICA.


Trago aqui, para complementar esta reflexão, a inestimável contribuição com a qual André Luiz nos presenteou no Livro " Mecanismos da Mediunidade", e que se encontra no começo do capítulo 4 do referido livro, a qual transcrevo abaixo.


Matéria mental

Pensamento do Criador

"Identificando o Fluido Elementar ou Hálito Divino por base mantenedora de todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo, do qual conhecemos o elétron como sendo um dos corpúsculos-base, nas organizações e oscilações da matéria, interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o Pensamento do Criador. E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso.

No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna Sabedoria que mobiliza agentes incontáveis para a estruturação de sistemas e formas, em variedade infinita de graus e fases, e entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande surge a inteligência humana, dotada igualmente da faculdade de mentalizar e co-criar, empalmando, para isso, os recursos intrínsecos à vida ambiente.

Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam.

Pensamento das criaturas

Do Princípio Elementar, fluindo incessantemente no campo cósmico, auscultamos, de modo imperfeito, as energias profundas que produzem eletricidade e magnetismo, sem conseguir enquadrá-las em exatas definições terrestres, e, da matéria mental dos seres criados, estudamos o pensamento ou fluxo energético do campo espiritual de cada um deles, a se graduarem nos mais diversos tipos de onda, desde os raios super-ultra-curtos, em que se exprimem as legiões angélicas, através de processos ainda inacessíveis à nossa observação, passando pelas oscilações curtas, médias e longas em que se exterioriza a mente humana, até às ondas fragmentárias dos animais, cuja vida psíquica, ainda em germe, somente arroja de si determinados pensamentos ou raios descontínuos.

Os Espíritos aperfeiçoados, que conhecemos sob a designação de potências angélicas do Amor Divino, operam no micro e no macrocosmo, em nome da Sabedoria Excelsa, formando condições adequadas e multiformes à expansão, sustentação e projeção da vida, nas variadas esferas da Natureza, no encalço de aquisições celestiais que, por enquanto, estamos longe de perceber. A mente dos homens, indiretamente controlada pelo comando superior, interfere no acervo de recursos do Planeta, em particular, aprimorando-lhe os recursos na direção do plano angélico, e a mente embrionária dos animais, influenciada pela direção humana, hierarquiza-se em serviço nas regiões inferiores, da Terra, no rumo das conquistas da Humanidade.

Corpúsculos mentais

Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda é matéria, – a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos químicos conhecidos no mundo. Temos, ainda aqui, as formações corpusculares, com bases nos sistemas atômicos em diferentes condições vibratórias, considerando os átomos, tanto no plano físico, quanto no plano mental, como associações de cargas positivas e negativas. Isso nos compele naturalmente a denominar tais princípios de “núcleos, prótons, nêutrons, pósitrons, elétrons ou fótons mentais”, em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos.

Assim é que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais, dentro de normas que correspondem à lei dos “quanta de energia” e aos princípios da mecânica ondulatória, que lhes imprimem frequência e cor peculiares. Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria.

Matéria mental e matéria física

Em posição vulgar, acomodados às impressões comuns da criatura humana normal, os átomos mentais inteiros, regularmente excitados, na esfera dos pensamentos, produzirão ondas muito longas ou de simples sustentação da individualidade, correspondendo à manutenção de calor. Se forem os elétrons mentais, nas órbitas dos átomos da mesma natureza, a causa da agitação, em estados menos comuns da mente, quais se iam os de atenção ou tensão pacífica, em virtude de reflexão ou oração natural, o campo dos pensamentos exprimir-se-á em ondas de comprimento médio ou de aquisição de experiência, por parte da alma, correspondendo à produção de luz interior. E se a excitação nasce dos diminutos núcleos atômicos, em situações extraordinárias da mente, quais sejam as emoções profundas, as dores indizíveis, as laboriosas e aturadas concentrações de força mental ou as súplicas aflitivas, o domínio dos pensamentos emitirá raios muito curtos ou de imenso poder transformador do campo espiritual, teoricamente semelhantes aos que se aproximam dos raios gama.

Assim considerando, a matéria mental, embora em aspectos fundamentalmente diversos, obedece a princípios idênticos àqueles que regem as associações atômicas, na esfera física, demonstrando a divina unidade de plano do Universo.

Indução mental

Recorrendo ao “campo” de Einstein, imaginemos a mente humana no lugar da chama em atividade. Assim como a intensidade de influência da chama diminui com a distância do núcleo de energias em combustão, demonstrando fração cada vez menor, sem nunca atingir a zero, a corrente mental se espraia, segundo o mesmo princípio, não obstante a diferença de condições.

Essa corrente de partículas mentais exterioriza-se de cada Espírito com qualidade de indução mental, tanto maior quanto mais amplos se lhe evidenciem as faculdades de concentração e o teor de persistência no rumo dos objetivos que demande.

Tanto quanto, no domínio da energia elétrica, a indução significa o processo através do qual um corpo que detenha propriedades eletromagnéticas pode transmiti-las a outro corpo sem contato visível, no reino dos poderes mentais a indução exprime processo idêntico, porquanto a corrente mental é suscetível de reproduzir as suas próprias peculiaridades em outra corrente mental que se lhe sintonize. E tanto na eletricidade quanto no mentalismo, o fenômeno obedece à conjugação de ondas, enquanto perdure a sustentação do fluxo energético.

Compreendemos assim, perfeitamente, que a matéria mental é o instrumento sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, gerando as motivações de prazer ou desgosto, alegria ou dor, otimismo ou desespero, que não se reduzem efetivamente a abstrações, por representarem turbilhões de força em que a alma cria os seus próprios estados de mentação indutiva, atraindo para si mesma os agentes (por enquanto imponderáveis na Terra), de luz ou sombra, vitória ou derrota, infortúnio ou felicidade.

Formas-pensamentos

Pelos princípios mentais que influenciam em todas as direções, encontramos a telementação e a reflexão comandando todos os fenômenos de associação, desde o acasalamento dos insetos até a comunhão dos Espíritos Superiores, cujo sistema de aglutinação nos é, por agora, defeso ao conhecimento. Emitindo uma idéia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir.

É nessa projeção de forças, a determinarem o compulsório intercâmbio com todas as mentes encarnadas ou desencarnadas, que se nos movimenta o Espírito no mundo das formas-pensamentos, construções substanciais na esfera da alma, que nos liberam o passo ou no-lo escravizam, na pauta do bem ou do mal de nossa escolha. Isso acontece porque, à maneira do homem que constrói estradas para a sua própria expansão ou que talha algemas para si mesmo, a mente de cada um, pelas correntes de matéria mental que exterioriza, eleva-se a gradativa libertação no rumo dos planos superiores ou estaciona nos planos inferiores, como quem traça vasto labirinto aos próprios pés".


Finalizando quero também chamar a atenção para estes pontos importantes que podemos associar, possivelmente, com a física moderna, os quais transcrevo abaixo e faço pequenas análises iniciais.


"Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda é matéria, – a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos químicos conhecidos no mundo".

O importantíssimo prêmio Nobel de física e um dos principais pais da Mecânica Quântica Paul Dirac, disse que a realidade física do nosso universo emerge, é criada e sustentada, por um OCEANO DE ENERGIA INVISÍVEL. Também a física de hoje acredita que, possivelmente, toda a nossa realidade física é criada, gerada, e sustentada pelo VÁCUO QUÂNTICO, confirmando o que André Luiz quis nos dizer com: "compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos"

"Assim é que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais, dentro de normas que correspondem à lei dos “quanta de energia” e aos princípios da mecânica ondulatória, que lhes imprimem frequência e cor peculiares".

Aqui quero chamar a atenção para André Luiz dizendo que as leis e normas que regem e organizam as "correntes atômicas sutis dos pensamentos" correspondem às leis dos "QUANTA DE ENERGIA" (LEIA-SE MECÂNICA QUÂNTICA). Como não associar e relacionar a física quântica com o Espiritismo se o próprio André Luiz o faz, com muito propriedade e capacidade de nos convencer com fundamentação lógica, com toda a autoridade que lhe reconhecemos, e ele, sem dúvida nenhuma, é um dos Espíritos a cuja obra recorremos e reputamos como importante referência para complementar os nos nossos estudos, no que diz respeito ao que nos chega através das revelações vinda do Mundo Espiritual?

"Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria".

O que André Luiz diz aqui, " Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos da vontade", podemos associar, sempre lembrando que como possibilidade, com a Mecânica Quântica que através de seu Princípio da Incerteza de Heisenberg nos sugere que nada no universo pode parar, é proibido algo parar totalmente no universo, pois isto violaria o Princípio da Incerteza de Heisenberg ao nos proporcionar o conhecimento preciso, e ao mesmo tempo, tanto da posição como do momento ( que está relacionado à velocidade) dos entes físicos do nosso universo. Também o condensado de Bosen-Einstein nos sugere que próximo do zero grau Kelvin ( ou do zero absoluto) os átomos se transformam em ondas ( talvez ondas imateriais, ondas de POTENCIALIDADES, DE POSSIBILIDADES) as quais se transformam em uma única onda associada e relacionada à todo o sistema, a qual o descreve. Mais uma vez, vemos que mesmo no zero absoluto não existe ausência total de movimento e consequentemente ausência total de energias, o que seria de se esperar pelo entendimento da física clássica que diz que a temperatura está relacionada à vibração e consequentemente à energia que os entes físicos possuem no nosso universo, e quando reduzimos a temperatura de um ente físico até o zero absoluto ( zero graus Kelvin), seria de se esperar que não existisse mais nenhuma energia associada ao ente e então ELE DEVERIA ESTAR PLENAMENTE PARADO, o que de fato não ocorre nesta situação como nos prova a Mecânica Quântica, confirmando o que André Luiz nos disse com: "Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitaçãopelos impulsos da vontade". Aos Campos físicos associados às partículas e às forças, estão associadas Energias as quais produzem e geram O GRANDE MISTÉRIO QUE SÃO AS FORÇAS, cuja a existência delas é de fato um dos grandes mistérios do Multiverso,o qual nos faz perguntar: Porque algo deve interagir com algo? E mais, porque não existe somente o nada? A resposta a essas questões, para mim, é que muitas coisas importantes, muitas descobertas importantes, realizadas e conquistadas pela humanidade, apontam para a existência de DEUS E DE SUAS LEIS, as quais regem os universos, e as quais dão sentindo e tornam necessárias e óbvias, a existência de FORÇAS E DE SUAS INTERAÇÕES . Dito isso nos cabe recordar de novo André Luiz quando nos disse: "interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o Pensamento do Criador" e "Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam". Ou seja, André Luiz nos mostra que é o PENSAMENTO que cria tudo, toda a realidade existente e vemos que quando a Mecânica Quântica conclui, majoritariamente, que é A OBSERVAÇÃO QUE CRIA A REALIDADE FÍSICA, observamos que a física chegou ao degrau (conclusão) imediatamente anterior ao que chegou André Luiz. Falta pouco para a física dar o último passo e concluir que é a CONSCIÊNCIA, O PENSAMENTO, que cria a realidade física, e muitos grandes físicos já deram esse passo, inclusive prêmios Nobel de física como Eugene Wigner, Brian Josephson, o grande físico e matemático John Von Neumann, e outros tantos.


Dauro Mendes

sábado, 12 de abril de 2014

CRIE NOVAS CONEXÕES E EXPANDA SEU UNIVERSO


Crinndo Novas Conexões
Trazendo isso para a prática…
se você não concorda com o comportamento da sua cunhada, não manifeste sua crítica, não comente e nem verbalize.
Se você não suporta a arrogância do seu chefe, por favor, não perca seu tempo em criticá-lo, isso vai fortificá-lo ainda mais nessa arrogância.
Se você não aguenta mais a sua sogra, está cansado do seu marido ou sua esposa, não tem mais paciência com seus filhos, não os critique, não reclame pelos comportamentos de que você não gosta. Isso só vai reforçar ainda mais esses aspectos negativos.
É claro que ninguém gosta desse tipo de coisa, mas projetar a sua crítica, mentalmente ou verbalmente, vai realimentar esse ciclo negativo que tende a ficar cada vez pior. Com o tempo, quando os comentários, críticas ou reclamações continuam a acontecer, um campo energético consistente nessa vibração característica vai sendo criado.
Esse campo energético vai gerando uma rede de impulsos vibratórios na freqüência das inferioridades, e isso ancora comportamentos negativos no indivíduo que recebe a crítica. Essa energia concentrada dificulta muito a evolução da pessoa. Mesmo que ela um dia se dê conta de que precisa melhorar, ela vai sentir uma dificuldade muito grande. Isso porque a energia criada pelas críticas vai dificultar muito o processo.
A vantagem desse processo é que o mesmo mecanismo, no entanto com intenção oposta, pode ser um instrumento poderoso de ajuda pra quem precisa evoluir, mesmo que não tenha por si só compreendido isso.
 Quando sentir algo ruim provocado pelo comportamento inferior de outra pessoa, seja ela próxima ou distante de você, a reação necessária para ajudar essas ocorrências a não se repetirem é bem simples.
É preciso aprender a controlar os impulsos das emoções, controlar a impulsividade, respirar fundo (a respiração é um recurso importantíssimo), e buscar dentro da pessoa que seria alvo da sua crítica a presença do seu Eu superior, da divindade dentro dela, que por medos e armadilhas do ego, se distanciou da sua verdadeira essência. É preciso encontrar na pessoa o entendimento de que ela é alguém que, mesmo sem ter consciência, precisa muito de ajuda.
É preciso entender que as pessoas normalmente impertinentes são seres distanciados de sua essência divina e espiritualidade. No começo esse processo precisa de um pouco de treino, já que é necessário vigiar constantemente os nossos atos, pensamentos ou projeções mentais em relação às pessoas. É preciso vigiar os pensamentos e perceber se o que falamos a respeito da pessoa é positivo ou não, porque tudo é muito sutil.
Escutamos todos os dias as pessoas criticarem seus governantes, políticos, órgãos públicos e tantos outros sem entender que isso só intensifica as dificuldades, reforçando esses acontecimentos negativos graças ao psiquismo poluído e negligente das pessoas que desconhecem as conseqüências desses atos, pois os percebem como sem importância.
Precisamos aprender a encontrar partículas de Eu Superior ou de Deus em cada pessoa fazendo o exercício diário de perceber que, quanto mais inferior for a personalidade do indivíduo, mais distante de sua espiritualidade e desequilibrado ele está. Quando se concentra em perceber essa energia que cada um tem, mesmo sendo ela quase imperceptível ou parcialmente apagada, uma forca positiva em prol da evolução daquela pessoa começa a crescer.
Ter a consciência de que quem vive com esses hábitos comportamentais negativos é alguém em desequilíbrio já é uma atitude positiva, porque traz o entendimento da situação, e isso diminui muito a intensidade dessa projeção reativa natural. Em seguida, projetar na pessoa um pensamento positivo contrário ao que está em evidência também é providencial, pois gera grande enfraquecimento na personalidade negativa.
Isso é muito simples, você pode fazer em silêncio, mentalmente e às vezes até na frente da própria pessoa ou distante dela. Faz-se uma mentalização rápida, imaginando a pessoa serena, feliz, consciente de seu erro, compassiva, cheia de amor, despertando para sua evolução. Em alguns casos, em função da pessoa ser já de longa data conhecida por sua personalidade difícil e negativa, alguns duvidam do poder dessa prática simples, no entanto basta um pequeno exercício mental nesse sentido que você verá resultados nítidos apareceram.
Quando se leva a sério essa conduta, coisas incríveis acontecem. A criação desse hábito é o comprometimento com um mundo muito melhor que acontece no silêncio de nossos pensamentos e projeções mentais. Quantas pessoas vivem dentro de igrejas, templos,centros meditando, rezando, no entanto adoram criticar outras pessoas, e dedicam seu tempo a reclamar e achar defeitos. Isso não é uma conduta espiritualizada.
Toda a população mundial precisa adquirir esse hábito, construir uma rotina de consciência espiritual, porque assim avançaremos degraus importantes de nossa evolução. Depois de desenvolver habilidade nessa prática, criamos uma concentração de energia positiva.
O resultado é a criação de um campo de energia sutil muito benéfico à evolução de cada ser.
Isso cria uma conexão de energia de orações, uma meta maravilhosa para cada pessoa que se considera espiritualizada, isso porque se trata de uma vibração positiva concentrada. Essa rede de energia criada torna a prece da pessoa mais poderosa e mais intensa. Quanto mais prática nesse hábito, mais intenso e positivo é esse campo de energia, e conseqüentemente aumenta o estado de consciência, magnetismo pessoal e carisma.
Quando criamos esse campo energético, propagamos conexões de energias de orações, ajudando na evolução das pessoas, do planeta e de nós mesmos como conseqüência bem-vinda desse processo. Quando várias pessoas ao mesmo tempo começam a se dar conta dessas possibilidades, suas energias se conectam mesmo que inconscientemente. Quando essa conexão começa a reunir mais e mais pessoas a cada dia, uma linda rede de energia se forma.
Essa rede cada vez mais coesa e estendida estimula mais pessoas a evoluírem. Quando alguém está conectado a essa conexão de orações, que ajudou a criar e ajuda a manter, passa a ter mai s forca e mais poder pessoal e sua capacidade de ajudar o próximo fica também maior. É importante saber que sempre que alguém que está conectado a essa rede fizer uma oração ou mentalização positiva em prol de outra pessoa, o foco da prece recebe energia de quem a faz, bem como de todo esse campo de energia criado pela conexão.
Estamos falando de uma energia tão poderosa que silenciosamente já ajudou a evitar muitos conflitos, guerras, catástrofes. Os benefícios são imprescindíveis para a condição atual do planeta. Sem a construção dessas conexões de energias de orações vai ser difícil mudar a mentalidade aqui na Terra.
O passo principal é eliminar a crítica, concentrando a projeção da divindade que há em cada ser. Em seguida precisamos aprender a projetar pensamentos positivos contrários aos aspectos inferiores das pessoas. O próximo passo é manter esse hábito, para que o campo de ene rgia se faca, se fortifique e se estenda.
Após a construção dessa energia, é importante estimular mais e mais pessoas a fazerem o mesmo. Nesse estágio as orações devem ser enviadas não só para quem precisa, mas também para as outras pessoas que também estão na caminhada.
Quando as pessoas que criam esses campos de energia de orações passam a projetar energia uns para os outros, essa corrente se expande e se fortifica mais. É importante perceber que o foco não é só as pessoas e situações que precisam de prece, mas também as outras pessoas que oram.
O tipo de oração, crença, a religião, não importam; só a intenção.
Crie esse campo energético, estenda-o para o número maior de pessoas possível, troque energias e bênçãos entre todos e continue a mandar vibrações positivas para todas as pessoas, lugares e situações que necessita m. Você vai começar a acessar um universo similar, coexistente com a realidade atual, inacreditavelmente próspero e abençoado, que vai banhar sua vida com tanta luz e paz que seu estado de graça será algo natural, você vai viver em plena sintonia com Deus, uma Sintonia de Luz.
Passos para criar um campo energético de oração e se ligar às conexões de orações:
1. Suspenda toda crítica, lamentação ou reclamação, para você ou para qualquer coisa ou pessoa, verbal e mentalmente.
2. Busque dentro das pessoas ou situações alvo da crítica uma chama divina. Isso quer dizer, compreenda que ela está distante de seu equilíbrio e consciência emocional.
3. Visualize que a pessoa se dá conta de sua necessidade de evolução.
4. Sempre que se lembrar da pessoa, veja-a bem. Isso vai manifestar um campo energético pessoal de energia positiva, um estado de espírito positivo e equilibrado.
5. Mantendo constantemente esse hábito, foque suas orações e mentalizações positivas para todas as pessoas de sua rede de amigos e pessoas que realizam essa prática.
6. Foque suas orações e mentalizações positivas para todas as correntes de oração do mundo, de todas as religiões, filosofias, crenças. Quando há esse foco a energia se expande e se potencializa muito.
7. Com essa conexão, com mais forca e confiança, inicie suas orações ou mentalizações positivas, dessa vez focando para as pessoas ou situações que precisam.
“Evolução espiritual na prática” – Por Bruno J. Gimenes e Patrícia Cândido)

10 ENSINAMENTOS DA CABALÁ QUE PODEM MUDAR SUA VIDA


Confira 10 “ensinamentos” do Kabbalah Center (frequentado por Madonna) que fizeram dessa filosofia uma das mais procuradas do momento:
>>>
1) Tirando todos os seus bens materiais, seu dinheiro, seu estudo e suas realizações, o que resta é o que você é. Pense nisso hoje.
O que você é, em essência?
2) Quando você deseja alguma coisa, o universo lhe ajuda a chegar lá, sem selecionar pensamentos positivos ou negativos.
Por isso, cuidado com o que você deseja.
3) Não devemos nos satisfazer com o bem que fazemos dentro da nossa natureza, devemos nos motivar a fazer aquilo que está além da nossa natureza.
4) Muitas pessoas ficam atoladas na escuridão.
Mas há também os que ficam atolados na Luz.
Ficamos contentes por estar em um “bom lugar” e não nos esforçamos para seguir em frente.
É preciso subir sempre.
5) Estamos nesta vida para crescer constantemente, e nossa meta deve ser deixar este mundo sendo uma pessoa melhor do que a que entrou.
6) Achamos que as metas que definimos são o objetivo, mas o verdadeiro objetivo é o processo e a transformação pela qual passamos.
7) Concentre-se totalmente em ver suas situações negativas como oportunidades positivas.
E deixe que pensamentos positivos dominem sua mente.
8) Hoje, pondere suas palavras antes de permitir que elas saiam da sua boca.
Cinco segundos de reatividade podem destruir uma amizade de dez anos.
9) Não leve tudo para o lado pessoal.
Você não é o centro de tudo que acontece.
Quanto mais você conseguir domar sua forma de pensar egocêntrica mais feliz você será.
10) Seja paciente consigo mesmo se você não estiver onde gostaria de estar.
Lembre-se: há um processo.
—-
Comece a mudar
Para começar a revolução pessoal:
as 4 chaves para a mudança:
1)Emuná (crença) – Você deve acreditar que pode mudar
2) Ratson(vontade) – Você deve extrair forças da sua própria vontade
3)Avodá (trabalho) – Você deve praticar um programa de introspecção
4)Oneg (prazer) – Você deve sentir alegria do sucesso

10 PERGUNTAS CRÍTICAS QUE VOCÊ DEVE FAZER A SI MESMO


Sabedoria não é sobre saber todas as respostas; é sobre fazer as perguntas certas. No longo prazo, as perguntas que você faz a si mesmo regularmente irão determinar o tipo de pessoa que você se tornará.
Então, pergunte a si mesmo hoje…
1)     O que eu aprecio na minha vida?
 – pense em seu estilo de vida como uma dieta. Você o completa com o combustível que irá lhe manter realizando em nível mais alto. Suplementar sua rotina diária com positividade pode apenas te tornar mais forte. Porque, uma vez que você trocar os pensamentos negativos pelos positivos, você começará a ter mais resultados positivos. E com o passar do tempo, como este hábito te ajudará a reduzir o stress, liberar duas mágoas e não mais levar as coisas para o lado pessoal, você não só se sentirá melhor, você parecerá mais jovem e viverá mais também;
2)     Estou investindo tempo com as pessoas certas?
– existem mais de 7 bilhões de pessoas em nosso mundo hoje; não permita que um punhado de pessoas negativas acabem com sua felicidade. Não, você não pode escolher cada pessoa que conhecerá durante a vida, mas você pode escolher com quem você investirá tempo. Então, seja grato por aquelas pessoas que entraram em sua vida para torna-la melhor, mas também seja grato pela liberdade de se afastar daqueles que não a tornam melhor;
PERGUNTAS
3)     O que meus instintos viscerais estão me dizendo?
– jamais se desculpe por aquilo que sente e pelo que não sente; isso é como trair sua verdade interior. Não importa quantos avisos as pessoas te derem, algumas vezes você precisa sentir as coisas por si mesmo, tomar decisões por si mesmo, experimentar as coisas em primeira mão e construir suas próprias conclusões a partir do zero à moda antiga;
4)     O que eu posso fazer agora para ir em direção às minhas metas?
– se você não gosta de onde você está, mude. Você não é uma árvore. Não é suficiente apenas ter potencial, você precisa descobrir o que você quer fazer com isso e então você precisa tomar uma ação. Não existe “deveria”, apenas escolhas livres. Decida ser uma daquelas pessoas que faz acontecer. Faça o que você diz que vai fazer. Cresça até seu potencial máximo;
5)     Estou me vendendo barato?
– se você não está sendo tratado com amor e respeito, verifica sua etiqueta de preço. Talvez seu subconsciente tenha abaixado o preço. Porque é VOCÊ quem diz aos outros o quanto vale ao mostrar a eles o que você desejando aceitar por seu tempo e atenção. Então saia da área das promoções. Se você não valorizar a si mesmo, nenhuma outra pessoa irá te valorizar também;
6)     Como estou afetando as pessoas em minha vida?
– suas palavras são verdadeiramente poderosas. Então, quando você falar, garanta que você vai usar suas palavras para elevar as pessoas, e jamais coloca-las para baixo. Respeite os sentimentos das pessoas, porque, mesmo que isso não signifique nada para você, isso pode representar tudo para elas. É muito comum desvalorizarmos o poder de um afago, um sorriso, uma palavra gentil, um ouvido atento, um reconhecimento honesto ou o menor ato de cuidado – todos esses possuem o potencial de mudar o rumo de uma vida;
7)     Estou segurando alguma coisa que preciso deixar de lado?
 – durante toda sua vida as pessoas irão te tirar do sério, te desrespeitar e tratar você de forma pobre. Deixe-as serem assim. Permita que o carma lide com as péssimas coisas que elas fizeram. Ódio e negatividade preenchendo seu coração e sua mente irão apenas consumir seu potencial. Você começará a se curar e crescer emocionalmente quando você deixar de lado essas dores do passado, perdoar as pessoas que agiram errado com você e se perdoar por seus maus julgamentos;
8)     Quem merece ser perdoado?
– quem quer tenha dito que a vingança é doce, jamais provou a doçura do perdão. Nós geralmente falamos sobre como nós seríamos melhores sem algumas pessoas em nossas vidas, e isso pode ser verdade. Mas você ainda deve construir o perdão eu seu caráter. Deixe espeço suficiente em seu coração para aqueles que merecem uma segunda chance. Algumas vezes as pessoas cometem erros terríveis e aprendem com os mesmos; e algumas vezes os seus relacionamentos se dividem temporariamente apenas para se unirem duas vezes mais forte do que eram antes;
9)     O que meus medos estão me impedindo de fazer?
– você conquistará força, confiança e crescimento emocional ao viver através de cada experiência em que você for obrigado a parar e encarar diretamente seus medos. E, quando o confronto acabar e você perceber que ainda está respirando, você deve dizer a si mesmo: “eu passei por isso e estou bem. Eu serei capaz de lidar com a próxima coisa impossível que cruzar o meu caminho”;
10)  Nos próximos 10 anos, eu vou querer ter dado mais uma oportunidade a isso?
– se existe alguma coisa que você realmente quer, lute por ela! Não desista não importando quão sem esperanças você pareça estar agora. Lembre-se que as melhores coisas da vida não acontecem facilmente, mas elas valem cada gota de esforço. Se você continuar seguindo em frente, um dia você será capaz de olhar para trás em sua vida, sorrir e dizer: “Eu jamais pensei que poderia fazer o que fiz. Eu superei todas as pessoas, angústias e desafios que tentaram me derrubar.”
Forte Abraço,
André Cruz

10 COISAS QUE AS PESSOAS ALTAMENTE INTUITIVAS FAZEM


A intuição é um desafio para definir, apesar do enorme papel que desempenha na nossa vida quotidiana. Steve Jobs chamou, por exemplo, “mais poderoso do que o intelecto.” Mas, vamos colocá-la em palavras, todos nós, bem, intuitivamente sabemos exatamente o que é.
Quase todo mundo já experimentou um sentimento de intuição – que o raciocínio inconsciente nos impulsiona a fazer algo sem nos dizer porque ou como. Mas a natureza da intuição há muito tempo nos iludiu, e inspirou séculos de pesquisa e investigação nas áreas de filosofia e psicologia.
“Eu defino a intuição como o saber subtil, sem que tenhas a ideia de porque é que sabes,” Sophy Burnham, autor best-seller  ”A Arte da Intuição”, conta. “É diferente de pensar, é diferente da lógica ou análise … É um saber sem saber.”
Nossa intuição está sempre lá, se estamos conscientes disso ou não.
Aqui estão 10 coisas que as pessoas em contacto com sua intuição fazer de forma diferente.
1-Eles ouvem aquela voz interior.
“É muito fácil demitir intuição “, diz Burnham . “Mas é um grande presente que precisa ser notado. “
O facto número 1 que distingue as pessoas intuitivas é que elas ouvem , em vez de ignorar, a orientação de suas intuições e sensações internas.
“Todo o mundo está ligado a sua intuição , mas algumas pessoas não prestam atenção a ele como intuição”, diz Burnham . “Eu ainda não encontrei um homem de negócios bem sucedido que não disse, ‘ Eu não sei por que fiz isso , foi apenas um palpite .”
A fim de tornar os nossos melhores decisões , precisamos de um equilíbrio da intuição – que serve para fazer a ponte entre o instinto e a razão – e o pensamento racional , de acordo com Francis Cholle , autor de “A Bússola intuitiva” . Mas a inclinação cultural contra seguir a própria intuição ou instinto muitas vezes leva a desconsiderar os nossos palpites – para o nosso próprio detrimento.
” Nós não temos de rejeitar a lógica científica , a fim de beneficiar do instinto “, diz Cholle . “Nós podemos honrar e invocar todas estas ferramentas , e podemos buscar o equilíbrio . E , buscando esse equilíbrio que vai finalmente trazer todos os recursos do nosso cérebro em acção. “
Inner-Light
2-Têm o seu tempo para a solidão.
Se você quiser entrar em contacto com sua intuição, um pouco de tempo sozinho pode ser a maneira mais eficaz. Assim como a solidão pode ajudar a dar origem ao pensamento criativo, ele também pode nos ajudar a conectar-se a nossa mais profunda sabedoria interior.
As pessoas muitas vezes são intuitivos introvertidos, de acordo com Burnham. Mas se você é um introvertido ou não, a tomada de tempo para a solidão pode ajudá-lo a se envolver em pensamento mais profundo e se voltara ligar com você mesmo.
“Você tem que ser capaz de ter um pouco de solidão, um pouco de silêncio”, diz ela. “No meio da loucura … você não é capaz de reconhecer [intuição] acima de todo o ruído da vida quotidiana.”
3- Eles criam.
“A criatividade faz o seu melhor trabalho quando funciona de forma intuitiva “, escreve o pesquisador e autor Carla Woolf .
Na verdade, as pessoas criativas são altamente intuitiva , explica Burnham , e assim como você pode aumentar a sua criatividade através da prática, você pode aumentar a sua intuição. Na verdade, a prática pode-se construir o outro.
4- Eles praticam atenção plena. (Mindfulness)
Meditação e outras práticas mindfulness pode ser uma excelente maneira de tocar na sua intuição. Mindfulness pode ajudar a filtrar a vibração mental , pesar as suas opções objectivamente , entrar em sintonia com a sua intuição e, finalmente, tomar uma decisão que você pode seguro completamente . “
Mindfulness também pode conectá-lo a sua intuição , aumentando a autoconhecimento. Um estudo publicado em 2013 mostrou que a atenção plena – definido como “prestar atenção à própria experiência actual de uma forma não-julgamento ” – pode ajudar -nos a compreender melhor as nossas próprias personalidades.
5- Eles observam tudo.
intuiçaoo
“A primeira coisa a fazer é notar – manter um diário, e perceber quando coisas estranhas acontecem”, diz Burnham. Você vai ganhar um sentido apurado para a frequência com coincidências, conexões surpreendentes e intuições “à la carte” que ocorrem na sua vida diária – em outras palavras, você vai começar a tocar em sua intuição.
6-Eles ouvem os seus corpos.
Se você já começou a sentir dor de barriga quando você sabia que algo estava errado, mas não conseguia colocar o dedo sobre o que, você entende que intuições pode causar uma sensação física no corpo. Nossos instintos são chamados instintos por uma razão – a pesquisa sugere que a emoção e a intuição são muito enraizadas no “segundo cérebro” dessa sensação.
7-Eles ligam-se profundamente com outros.
A leitura da mente pode parecer coisa de fantasia e pseudo-ciência, mas na verdade é algo que fazemos todos os dias. É chamado de precisão empática, um termo na psicologia que se refere à “capacidade aparentemente mágica para mapear o terreno mental de alguém de suas palavras, emoções e linguagem corporal”, segundo a revista “Psychology Today.”
“Quando você vê uma aranha subindo a perna de alguém, você sente uma sensação assustadora”, Marcia Reynolds escreve no Psychology Today. ” Da mesma forma, quando você observa alguém chegar a um amigo e eles são empurrados para longe, seu cérebro regista a sensação de rejeição. Quando você assistir a sua equipa ganhar ou um par abraçar na televisão, você sente as suas emoções como se estivesse lá. Emoções como culpa, vergonha, orgulho, vergonha, nojo e desejo tudo pode ser experimentado por ver os outros “.
Sintonizar as suas próprias emoções, e passar o tempo, tanto observar e ouvir os outros cara-a-cara pode ajudar a aumentar o seu poder de empatia, diz Reynolds.
8-Eles prestam atenção aos seus sonhos.
EVOLUÇAO
Burnham recomenda prestar atenção aos seus sonhos como uma forma de entrar em contacto com processos de pensamento inconscientes da sua mente. Tantos os sonhos como a intuição saltam do inconsciente, para que possa começar a explorar esta parte de sua mente, prestando atenção a seus sonhos.
“À noite, quando você está sonhando, você está recebendo informações da parte inconsciente ou intuitiva do seu cérebro”, diz Burnham. “Se você está em sintonia com seus sonhos, você pode obter uma série de informações sobre como viver a sua vida.”
9-Eles desfrutam muito do tempo livre.
Poucas coisas sufocam a intuição tão facilmente como ocupação constante, conectividade com dispositivos digitais e stress e oburnout. Sempre temos um sentido intuitivo sobre as pessoas em nossas vidas – e num nível profundo, sabemos que os bons dos “bajuladores e dissimulados” – mas nem sempre estamos acordados o suficiente com a nossa intuição para reconhecer a diferença para nós mesmos. O problema é que nós estamos simplesmente muito ocupados.
10-Eles libertam-se das emoções negativas.
Emoções fortes – especialmente as negativas – pode ofuscar a nossa intuição. Muitos de nós sabemos que nos sentimos fora das sortes ou “não a nós mesmos” quando está chateado, e isso pode ser porque estamos desligados da nossa intuição.
“Quando você está muito deprimido, você pode encontrar a sua intuição a falhar”, diz Burnham. ” Quando você está com raiva ou em um estado emocional elevado … sua intuição [pode] falhar completamente.”
A evidência não é apenas anedótico: Um estudo de 2013 publicado na revista “Psychological Science” mostrou que estar em um estado de espírito positivo impulsionou a capacidade de fazer julgamentos intuitivos em um jogo de palavras.
Isso não quer dizer que as pessoas intuitivas nunca ficam chateadas – mas sua intuição se sairá melhor se você é capaz de aceitar conscientemente e deixar ir de emoções negativas na maioria das vezes, em vez de suprimir ou deter sobre eles.
meditation
Fonte: Sophy Burnham - Tradução: Portal do Budismo – Via O Mundo de Gaya